BREVE HISTÓRIA DA IPMG

NOSSA HISTÓRIA
No dia 24.03.2002, devido a diversas circunstâncias, um grupo de irmãos, membros da Primeira Igreja Presbiteriana de Guarulhos, resolveu deixar aquela Igreja.

Não desistiram de sua fé em Cristo nem de manterem-se fiéis às doutrinas presbiterianas e por isso no dia 27.03 daquele mesmo ano, o grupo se reuniu para estudo bíblico na garagem da residência da irmã Marilda Heloiza da Silva Sapata, à Rua Ana Balzani, 33, Vila Moreira, Guarulhos, sendo dirigidos pelo seminarista Leandro de Almeida Pinheiro, do Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição em São Paulo. Nesta ocasião foi feita a sugestão para que o grupo começasse um novo trabalho presbiteriano na cidade. Em 31.03.2002, pela manhã, foi realizada pela primeira vez a escola dominical e, às 19hs o primeiro culto louvor e adoração. O grupo participante neste domingo era de 26 pessoas.

Em Abril o grupo passou a buscar uma igreja que os recebesse. Por sugestão do Rev. Marcos Eustáquio Cotrim, alguns representantes do grupo foram à Igreja Presbiteriana de Pinheiros, conversar com o Rev..Arival Dias Casimiro e alguns Presbíteros daquela Igreja. Esses representantes eram: Florinda Vieira Mesquita, Jadir Tavares da Silva, Maria Dacy de Oliveira e Alcântara e Michel Minami. Sob a orientação do Rev. Arival, em 1º de maio o grupo reunido em assembleia composta por 37 pessoas elegeu uma Mesa Administrativa, sendo vice-presidente o Presbítero Atílio Gomes de Proença Junior, 1ª. secretária: Florinda Vieira Mesquita; 2ª.secretária: Marilda Heloiza da Silva Sapata; Tesoureiro: Luis Edgard Aires de Oliveira. A Mesa passou a reunir-se regularmente sob a presidência do Seminarista Leandro de Almeida Pinheiro, ora na residência da irmã Marilda, ora na residência do Presbítero Atílio, lavrando regularmente suas atas em livro destinado para este fim. O grupo egresso da Primeira Igreja, foi então acolhido como Congregação da Igreja Presbiteriana de Pinheiros, e o Presbítero José Milton foi designado como representante daquele Conselho na nova Congregação, e autorizou o Seminarista Leandro a trabalhar com a Congregação até dezembro de 2002, presidindo a Mesa.

A SAF foi organizada em 20.07.2002 com 15 sócias. Nesta época a Congregação passou a funcionar em um salão e um apartamento, alugados à Rua Marcolina Moreira, nº 9 (atual 25) na Vila Moreira.

A UPA foi organizada em 24.05.03. Em 5 de janeiro de 2004 assume o Pastorado da Congregação o Rev.Nei Araújo Bacellar, mas lamentavelmente, veio a falecer em 24 de abril daquele mesmo ano. No pastorado do Rev.Nei foi organizada em 03.04.04 a UMP com 15 sócios. Com o Falecimento do Rev. Nei, a Igreja Presbiteriana de Pinheiros enviou com a anuência da mesa, o Rev.Márcio da Silva Pinto, que passou a pastorear a Congregação em maio daquele ano.

A UPH da Congregação Presbiteriana de Vila Moreira foi organizada em 25.07.04. A Congregação conta com um coral em atividade, um departamento de apoio missionário e evangelístico (DAME).

Alimentando o sonho de aquisição de uma propriedade, os membros da Congregação fizeram uma poupança e juntamente com as parcerias firmadas com o PMC –Plano Missionário Cooperativo da Igreja Presbiteriana do Brasil e com a Redeemer Presbyterian Church, de Nova Iorque, no final de março de 2006, quando a Congregação completava e comemorava seu 4º aniversário, o Senhor deu a benção da aquisição da sua propriedade. O Senhor atendendo a oração do seu povo mostrou um imóvel situado na região central de Guarulhos, à Rua do Saboó, 32: um terreno de 500 metros quadrados com quase 400 metros quadrados construídos em dois pavimentos utilizando a metade do terreno, que estava à venda há cerca de 3 anos, e com o preço bastante atrativo. Com a poupança feita e mais algumas ofertas especiais que foram levantadas o imóvel foi adquirido e reformado, com recursos da própria Congregação. A Congregação deixou o imóvel alugado na Vila Moreira em 15 de junho de 2006. Em 18 de junho os trabalhos dominicais passaram a ser realizados no novo endereço, passando a Congregação a usar o nome Congregação Presbiteriana Central de Guarulhos. Após a congregação ter passado a utilizar suas instalações próprias a mesa administrativa, por sugestão do pastor resolveu solicitar ao Conselho da Igreja de Pinheiros a organização da Igreja, o que foi aprovado por unanimidade. Feita a solicitação ao Presbitério de Pinheiros, este reunido em 19 de agosto na Igreja Presbiteriana Filadélfia em Cotia, decidiu favoravelmente pela organização.

Aos 26 dias do mês de agosto de 2006, às 18h30m, na sede da referida Igreja sita a Rua do Saboó, 32 – Centro-Guarulhos-SP; CEP 07111-030, reúne-se a Comissão nomeada pelo Presbitério de Pinheiros, composta pelos seguintes membros: Pastores, Rev. Arival Dias Casimiro; Rev. Quirino Clacteu Moreira, Rev. Flavio Monteiro Dantas, Rev. Marcio da Silva Pinto, Pb. José Milton Pinto, Pb. Walter Luis Sanaiote. A reunião é presidida pelo Rev. Arival que agora em assembleia, com a presença de 55 membros, cumpre a pauta para a eleição de três presbíteros e seis diáconos. Para o Conselho da nova igreja foram eleitos os irmãos Atílio Gomes de Proença Júnior, Pedro Costa Albuquerque e Girson Soares da Rocha. Para a Junta Diaconal da nova igreja foram eleitos os irmãos: Alexandre de Souza Tavares; Francisco Pereira Sapata; Otoniel Ferreira; Paulo Armando Andrade; Antônio Aparecido Pacheco e Zenildo Maurício Borges.

A Comissão do Presbitério após examinar e aprovar os irmãos eleitos para o oficialato, às 19h30 deu-se início ao culto de organização da nova igreja. Após os oficiais e a Igreja assumirem seus compromissos bíblicos e constitucionais, todos os pastores e Presbíteros presentes foram convidados para a imposição de mãos sobre os ordenandos, orando por todos o Rev. Márcio. Todos os ordenados e instalados recebem a destra de fraternidade, encerrando-se assim essa cerimônia.

O Coral da Igreja canta o hino “Proclame a Glória do Senhor” e a palavra é dada ao Rev. Arival que lê a Palavra de Deus no evangelho de João capítulo 20 , versículo 19 e seguintes, apresentando relevante mensagem “Uma Igreja de Portas Abertas”, Afirmando que essa deve ser a disposição da nova Igreja. O Coral canta o hino “Fé, esperança e amor” . O Relator da Comissão de organização, em nome do Presbitério de Pinheiros declara devidamente organizada para a glória de Deus a Igreja Presbiteriana Metropolitana de Guarulhos, e a entrega aos cuidados do seu pastor, Rev. Márcio da Silva Pinto, que permaneceu como pastor efetivo da igreja até 2010. A nova igreja é organizada com 77 membros comungantes (maiores) e 18 membros não-comungantes (menores). No dia 06 de fevereiro de 2010, em reunião realizada no templo da IP lapa, a igreja Presbiteriana Metropolitana de Guarulhos foi transferida para o Presbitério Bandeirantes (PBRT). E em 2011 assume o pastorado da IPMG o Rev. Gildásio Jesus Barbosa dos Reis, designado pastor efetivo pelo PBRT, para o biênio 2011-2012, tendo desenvolvido um excelente trabalho na área de ensino, consolidação de pequenos grupos, despertamento de liderança e continuidade no projeto de construção.

Em 2013, assume o pastorado o Rev. Laércio Rios Guimarães para o triênio 2013-2015.

Conselho da IPMG (Informações conforme atas da Comissão Executiva do Presbitério de Pinheiros)

Endereço:

Rua do Saboó, 32 – Centro – Guarulhos
Fone: (11) 96036-2232
contato@ipbmg.com.br